segunda-feira, 27 de agosto de 2012

XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CAMEAM/UERN





XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CAMEAM/UERN

TEMA: DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE: DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ÀS RELAÇÕES DE PODER

3ª Circular

A Semana Universitária do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), será realizada de 11 a 14 de setembro de 2012.

Em sua 16ª edição, a Semana Universitária do CAMEAM terá como Tema “DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE: DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ÀS RELAÇÕES DE PODER” e celebrará os 44 anos da UERN, os 25 anos de sua Estadualização e os 36 anos de criação (35 anos de funcionamento) do CAMEAM/UERN.

A XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN possibilitará uma maior ampliação da agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, grupos de discussão, fóruns e exposições envolvendo a memória de nossa instituição.
As inscrições para proposição de oficinas, minicursos, mesas-redondas e grupos de discussão, estarão abertas no período de 21 a 26 de agosto de 2012, no endereço eletrônico www.xvi-semanauniversitaria.blogspot.com.br

A divulgação das oficinas, minicursos, mesas-redondas e grupos de discussão será publicada a partir do dia 30 de agosto, iniciando as inscrições dos participantes dia 31 de agosto, terminando em 09 de setembro de 2012. Assim como a divulgação, as inscrições estarão disponibilizadas no endereço eletrônico http://www.xvi-semanauniversitaria.blogspot.com.br/

Devido a dificuldade de captação de recursos financeiros para o evento, todos os participantes deverão efetuar pagamento de inscrições, inclusive propositores de Mesa-Redonda, Grupo de Discussão, Minicurso e Oficinas. Ressaltamos que todos os participantes (propositores ou não) do evento devem efetuar um único pagamento, mesmo que proponha ou se inscreva em atividades diferentes na XVI Semana Universitária do CAMEAM.

As taxas de inscrições serão: a) Alunos de graduação: R$ 10,00; b) Profissionais, alunos de pós-graduação e comunidade: R$ 20,00. O depósito, com transferência ou direto no caixa, deverá ser realizado no Banco do Brasil, Agência: 1109-6, Conta Poupança: 10.832-4, Variação: 51, em nome de Francicleide Cesário de Oliveira.

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail semanauniversitaria.cameam@gmail.com

terça-feira, 7 de agosto de 2012

RN, 511 anos


No dia do aniversário do Rio Grande do Norte, população se mostra desinformada sobre a data e sobre seu hino.

Atenção, leitor! Veja se reconhece esses versos: "Tuas noites profundas, tão belas/Enchem a alma de funda emoção/Quanto sonho na luz das estrelas/ Quanto adejo no te coração". Se a resposta foi "não" ou "acho que são de um poema", calma! Você não é o único a errar. Esses versos são do hino do Rio Grande do Norte, oficializado pela Lei nº 2.161/57, e homenageia o Rio Grande do Norte, que hoje completa 511 anos. Mesmo após 55 anos, o hino é praticamente desconhecido da população potiguar.

A Lei Nº 7.831, de 30 de maio de 2000, assinada pelo então governador Garibaldi Alves Filho, criou o Dia do Rio Grande do Norte em 7 de agosto, baseada no fato histórico da chantadura do Marco de Touros (07/08/1501), na posse colonial do Brasil, na praia de Touros. O projeto de lei foi criado pelo então deputado Valério Mesquita, por sugestão do historiador e publicitário Marcus César Cavalcanti de Morais, sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.